[ai_summary timestamp=”05/11/2025 às 23:31″ summary=”O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, destacou a estabilidade de preços em 2025, com recuperação gradual da atividade económica. Durante o 50º Conselho Consultivo do BdM em Pemba, Cabo Delgado, Zandamela mencionou um agravamento de 3,1% no défice da conta corrente em transações externas, indicando a dependência contínua de poupança externa para financiar a economia moçambicana. Ele garantiu que, até outubro, as reservas internacionais do país permanecem em níveis confortáveis.”]
Zandamela falava, hoje, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, na abertura do 50º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique ( BdM).
O gestor destacou que nas transacções com o exterior registou-se um agravamento de 3,1%, no défice da conta corrente, face a igual periodo de 2024, significando que o país continua dependente da poupança externa para financiar a enconomia.
Assegurou que os dados referem-se até finais de Outubro, quando “as nossas reservas internacionais brutas mantêm-se em nuveis confortaveis”.
Fonte: Jornal Noticias

