Sunday, December 14, 2025
HomeEscritório da ONU profundamente preocupado com força letal na Cisjordânia

Escritório da ONU profundamente preocupado com força letal na Cisjordânia

As Nações Unidas emitiram um comunicado expressando “profunda preocupação” com a situação na Cisjordânia após operações militares de Israel em Jenin.

Thameen Al-Kheetan, do Escritório da ONU para Direitos Humanos disse que os militares israelenses usaram “força letal desproporcionalmente” causando a morte de 12 civis palestinos e ferindo pelo menos 40 pessoas, nessa semana.

Investigação independente e prestação de contas

Dentre os feridos estão um médico e duas enfermeiras, segundo a organização Crescente Vermelho Palestino.

O comunicado inclui vários bombardeios e até disparos com arma de fogo contra residentes desarmados que tentavam fugir do tiroteio.

Para a ONU, os incidentes violam a lei internacional de direitos humanos quando Israel tem a obrigação de proteger a população no território palestino.

Localidades palestinas na Cisjordânia alvos de ataques
Photo: UNRWA

O Escritório de Direitos Humanos da ONU pediu uma investigação independente de todos os assassinatos. Eles afirmam que Israel estaria arriscando o encorajamento de recorrências desses crimes ao falhar na prestação de contas de suas forças militares.

Conselho de Segurança e cessar-fogo

As Nações Unidas pediram o fim imediato da violência na região e aos países, com influência, que façam de tudo para garantir a paz no Oriente Médio.

A diretora do Centro de Informação da ONU em Genebra, onde fica a sede do Escritório de Direitos Humanos, Alessandra Vellucci, lembrou que o Conselho de Segurança emitiu uma declaração, em 20 de janeiro, afirmando que a situação na Cisjordânia segue piorando.

A área é administrada pela Autoridade Palestina enquanto Gaza é controlada pelo Hamas.

Para a ONU, os incidentes podem acabar repercutindo sobre o cessar-fogo em Gaza. E, além disso, os assentamentos de colonos israelenses na Cisjordânia são ilegais e devem ser eliminados.

Fonte: ONU

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Recentes