Monday, December 15, 2025
HomeAssembleia Geral da ONU elege cinco novos membros do Conselho de Segurança

Assembleia Geral da ONU elege cinco novos membros do Conselho de Segurança

Dinamarca, Grécia, Paquistão, Panamá e Somália ocuparão assentos não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas no período entre 2025 e 2026. A eleição dos cinco países aconteceu nesta quinta-feira na Assembleia Geral.

Na corrida, a Somália recebeu 179 votos e passará a substituir Moçambique, o único país de língua portuguesa presente no órgão de 15 Estados-membros. 

Novos membros não permanentes

Na votação, o Paquistão obteve 182 votos, o Panamá 183, a Grécia 182 e a Dinamarca 184 e substituirão o Japão, o Equador, Malta e Suíça. São necessários dois terços, ou 129 votos favoráveis, do total de 193 Estados-membros para garantir a eleição na Assembleia Geral.

Eleição dos cinco países aconteceu nesta quinta-feira na Assembleia Geral
ONU/Evan Schneider

Eleição dos cinco países aconteceu nesta quinta-feira na Assembleia Geral

Os novos integrantes rotativos do Conselho de Segurança iniciam o mandato em 1º de janeiro de 2025 e terminam em 31 de dezembro de 2026.

O Paquistão retorna ao órgão da ONU após ter ocupado por sete vezes o assento de membro não permanente. O Panamá já cumpriu cinco mandatos, a Dinamarca quatro, a Grécia dois e a Somália um.

Distribuição geográfica

Por ano são eleitos cinco dos 10 membros não permanentes do Conselho para se juntar aos permanentes China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.   

As eleições obedecem à distribuição geográfica, com dois assentos reservados para o Grupo Africano e um atribuído a cada uma das regiões do Grupo Ásia-Pacífico, do Grupo Latino-Americano e Caribenho e do Grupo do Leste Europeu.

 

Fonte: ONU

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Recentes