Saturday, December 13, 2025
HomeContribuição do desporto moçambicano no PIB ainda por aferir e para tal...

Contribuição do desporto moçambicano no PIB ainda por aferir e para tal urge criar conta satélite do sector

[ai_summary timestamp=”01/11/2025 às 03:30″ summary=”A criação da Conta Satélite do Desporto é essencial para definir a verdadeira contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) em Moçambique. Atualmente, a contribuição do desporto no PIB está agregada a outras atividades, representando 0,0309% em 2024. O Director Nacional Adjunto de Estatísticas Sectoriais e de Empresas no INE, Cipriano Cláudio, destaca a importância de separar e analisar especificamente o impacto económico do desporto, considerando as áreas sociais e económicas do país. A criação da Conta Satélite do Desporto permitirá avaliar de forma mais precisa a contribuição do desporto no PIB, abrangendo as áreas de turismo e outros setores relacionados. Economistas como Egas Daniel enfatizam o potencial do desporto para estimular a economia, destacando fatores como infraestruturas, formação de atletas e gestão desportiva.”]

Só com a criação da Conta Satélite do Desporto é que se pode definir a real contribuição do sector para o Produto Interno Bruto, segundo considerou o Director Nacional Adjunto de Estatísticas Sectoriais e de Empresas no INE, Cipriano Cláudio, a contribuição do desporto no PIB está actualmente agregada as actividades artificiais, espectáculos, desportivos e recreativos que em 2024 foi de 0,0309 % do PIB. 

Por Redacção LanceMZ  

Durante as segundas jornadas científicas do desporto foi lançado “Um Olhar para a Contribuição do Desporto no PIB” com o Director Nacional Adjunto de Estatísticas Sectoriais e de Empresas no Instituto Nacional de Estatísticas, Cipriano Cláudio, a considerar que ainda não é possível aferir com exactidão visto que está actualmente agregada as actividades. 

“No caso de Moçambique, só estamos a falar de um ramo de atividade onde podemos encontrar o desporto. Em 2024, este ramo de atividade tinha o peso de 0,0309% do PIB.Mas não podemos chamar este índice como o peso do desporto, porque não estão acopladas aqui as contribuições de outras atividades como construção, manufatura. Este é só do ramo, aquilo que eu falei anteriormente do classificador de atividades econômicas. Não é o peso do desporto”, disse Cipriano Cláudio. 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Para que se conheça a real contribuição do desporto moçambicano no Produto Interno Bruto, Cipriano Cláudio considerou ser importante a criação da Conta Satélite do Desporto, que impacta em várias áreas sociais e Económicas do país. 

“Para nós termos o peso real do desporto no PIB, o nosso apelo é que se faça a conta satélite do desporto. Ali vamos ver no turismo qual é a contribuição do desporto. Não será a primeira experiência para o caso de Moçambique. Não será a primeira conta. Temos cerca de quatro contas satélites já feitas.

É a conta satélite de saúde, a conta satélite de economia azul, que é a mais recente. A economia azul em Moçambique, pelo menos em 2023, estava com 11,1%. E o turismo também, temos a conta satélite de turismo”, referiu o Director Nacional Adjunto de Estatísticas Sectoriais e de Empresas no Instituto Nacional de Estatísticas.

Convidado a comentar a contribuição do desporto no PIB, o economista Egas Daniel considerou  ser pertinente a criação da conta satélite do desporto tendo em conta o efeito multiplicador da actividade desportiva. 

“De facto, no desporto é possível nós termos os elementos suficientes para estimular a economia, tendo em conta esses fatores de produção. O capital físico, estamos a falar de infraestruturas. O capital humano, estamos a falar de formação de atletas e técnicos. A tecnologia, estamos a falar da gestão, da digitalização, do marketing desportivo, que perfaz mais uma vez os fatores de produção relevantes para estimular o crescimento econômico à luz do modelo do Robert Solow, Prémio Nobel de Economia”,  disse o Economista.

Por outro lado, Salimo Abdula, empresário é antigo praticante do desporto, recorreu aos dados colectados aquando da realização dos Jogos Africanos de 2011 para dar conta que a contribuição do desporto no PIB pode ser elevado, através da organização de eventos desportivos que mobilizam vários sectores de actividade económica. 

“Quando falamos do impacto econômico em grandes eventos, o Campeonato Mundial da FIFA, a que me refiro, 2010, na África do Sul, é certamente um caso de referência no nosso continente africano. Os preparativos implicaram eventos massivos em infraestruturas, estádios, desportos, transportes, aeroportos, etc., e geraram um aumento espontâneo do turismo e da atividade económica. Dados oficiais apontam que o evento acrescentou até cerca de 0,5% do PIB. Nos efeitos macroeconómicos do desporto, em Moçambique e Maputo, o desporto influencia diretamente no emprego, gera postos de trabalho diretos, atletas, treinadores, staff, etc., e indiretos também, na hospedagem, na alimentação, nos transportes e no comércio”, comentou o empresário. 

Salimo Abdula sublinhou que para aumentar a contribuição do desporto no PIB seria pertinente associar a realização de eventos desportivos ao turismo, tal como acontece em grandes competições como olimpíadas e campeonatos do mundo. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Recentes