Monday, December 15, 2025
HomeDIÁLOGO INCLUSIVO: Primeiros auscultados em Tete defendem alteração da Constituição

DIÁLOGO INCLUSIVO: Primeiros auscultados em Tete defendem alteração da Constituição

[ai_summary timestamp=”09/10/2025 às 00:32″ summary=”Na Assembleia Municipal da Cidade de Tete, vários representantes de diferentes setores apoiaram a revisão da Constituição da República durante uma sessão do Diálogo Nacional Inclusivo. Os participantes destacaram a necessidade de clarificar a separação de poderes, com ênfase na independência do poder judicial, sugerindo restrições à nomeação de magistrados pelo Presidente e uma transferência de responsabilidades executivas para o Primeiro-Ministro. Além disso, defenderam uma maior inclusão nas áreas socioeconómicas, culturais e políticas.”]

Várias sensibilidades reunidas, hoje, na sala da Assembleia Municipal da Cidade de Tete — entre membros de organizações da sociedade civil, académicos, religiosos e políticos — manifestaram-se a favor da revisão da Constituição da República, durante a primeira sessão de auscultação pública no âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo.

Os primeiros intervenientes consideram necessário clarificar a separação de poderes — legislativo, executivo e judicial —, assegurando, sobretudo, maior independência do poder judicial. Sugerem, igualmente, que se encontrem mecanismos que impeçam o Presidente da República de nomear elementos da magistratura, bem como que parte das responsabilidades executivas seja transferida para o Primeiro-Ministro.

Acima de tudo, apelaram a uma maior inclusão nas oportunidades socioeconómicas, culturais e políticas.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Recentes