[ai_summary timestamp=”08/12/2025 às 15:30″ summary=”O Ferroviário de Maputo venceu o First Bank da Nigéria por 85-48 e as Force Armées Et Police dos Camarões por 62-43 na Women Basketball African League. Stefânia Chiziane foi eleita MVP do primeiro jogo, contribuindo com 22 pontos. No segundo jogo, o Ferroviário dominou, vencendo por 14-8 no primeiro quarto e por 29-23 no segundo. No final, venceram por 62-43, com Destiny Pits a marcar 18 pontos. As campeãs africanas mostraram consistência e solidez, somando duas vitórias consecutivas. O próximo jogo será contra a equipa a definir, a 9 de dezembro.”]
Por Vanildo Polege
No primeiro jogo, a turma de Nasir Salé dominou por completo a partida diante das nigerianas, não dando tréguas em nenhum momento da partida, as campeãs africanas demonstraram consistência e solidez na sua apresentação para o arranque da maior prova continental em seniores femininos a nível de África.
Stefânia Chiziane, acabou por ser eleita a MVP da partida, com uma excelente performance, anotando 22 pontos, 2 ressaltos e 3 assistências, resultando em 24 de eficiência, contribuindo para a vitória das “locomotivas”de Maputo.
Já na segunda jornada, o Ferroviário de Maputo, derrotou a equipa camaronesa das FAP – Force Armées Et Police, num jogo em que as locomotivas de Maputo, apresentaram-se melhores apesar da equipa dos Camarões ter dificultado a vida das campeãs africanas.
No primeiro quarto o Ferroviário de Maputo foi dominante, tendo vencido por 14-8. No segundo quarto a turma da FAP dos Camarões equilibrou a partida, mas as detentoras do título africano voltaram a ser superiores uma vez mais e venceram por 29-23, indo-se ao descanso.
Na retoma da contenda, as duas equipas voltaram a bater-se muito bem, mas orientadas do coach “Nelito”, eram as mais assertivas ao cesto, tendo chegado aos 46 pontos contra 31 da camaronesas.
No derradeiro e último quarto, as duas abrandaram a marcha, mas esteve mais esclarecida a turma moçambicana, que fixou o resultado final em 62-43, somando a segunda vitória consecutiva na prova.
Destiny Pits, reforço das locomotivas de Maputo, teve a mais alta performance na contenda, anotando 18 pontos, 6 ressaltos e 21 de eficiência.
As campeãs africanas, entram em cena novamente esta terça-feira, 9 de Dezembro, para o jogo da terceira jornada, diante da equipa Queniana, Kenya Ports Authority.(LANCEMZ)
Fonte: Lance

