Sunday, February 8, 2026
InícioFogo que consumiu armazém do SISE com droga apreendida em Cabo Delgado...

Fogo que consumiu armazém do SISE com droga apreendida em Cabo Delgado foi posto

Pegou fogo o armazém onde tinham sido depositados 80 quilogramas de droga apreendida em Março deste ano, na província de Cabo Delgado. A Procuradoria-Geral da República fez uma perícia e constatou que o incêndio foi provocado com a intenção de apoderamento de cocaína.

Em Março deste ano, o Serviço Nacional de Investigação Criminal apreendeu, no distrito de Mecúfi, província de Cabo Delgado, 80 quilogramas de droga, sendo 42 quilogramas de cocaína, 34 de anfetamina e quatro de heroína.

De acordo com o Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional, a droga apreendida foi depositada num armazém da Direcção Provincial do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), onde aguardava a incineração.

“Sucede, igualmente, que enquanto aguardava a incineração das substâncias retromencionadas, o Ministério Público tomou conhecimento de que o armazém onde fora depositada a droga ficou em chamas, o que culminou com a sua destruição. Feita a perícia no local, constatou-se ter sido um incêndio provocado com a intenção de apoderamento de 42 kg de cocaína pelo alto valor que representa no mercado do narcotráfico”, lê-se no comunicado de imprensa No.5/GCCCOT/012.3/2023.

Concluído que o incêndio foi provocado, “instaurou-se um processo autónomo registado sob No. 116/GCCCOT/2023, em instrução atinente ao crime de tráfico, incêndio, dano agravado, furto, destruição e descaminho de objectos depositados.”

O crime de tráfico de droga recai sobre um cidadão de nacionalidade moçambicana detido em flagrante delito, estando, neste momento, em prisão preventiva.

Em 2021, a província de Cabo Delgado apreendeu e incinerou cerca de 300 quilogramas de droga, com destaque para cocaína e anfetamina. No mesmo ano, 11 cidadãos de nacionalidade paquistanesa foram julgados e condenados à pena máxima por tráfico de drogas.

A Procuradoria Provincial de Cabo Delgado suspeita que as drogas estejam a ser traficadas por terroristas.

Fonte:O País

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes