Saturday, December 13, 2025
HomeMaputo acolhe a 10ª Reunião do Grupo Internacional dos Utilizadores do goAML

Maputo acolhe a 10ª Reunião do Grupo Internacional dos Utilizadores do goAML

[ai_summary timestamp=”10/12/2025 às 14:02″ summary=”O Secretário de Estado de Tesouro e Orçamento, Amílcar Tivane, liderou a abertura da 10ª Reunião do Grupo Internacional dos Utilizadores do goAML em Maputo. O evento reúne especialistas de vários países para reforçar a cooperação global contra o branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e crimes associados. Tivane realçou a importância do evento para Moçambique, após sair da Lista Cinzenta do Grupo de Ação Financeira, graças a reformas no sistema de prevenção destes crimes. O uso do goAML desde 2011 tem permitido a recolha e análise de informações sobre transações suspeitas. A nova versão 5.6 do goAML foi lançada, trazendo melhorias técnicas. Durante três dias, os participantes irão analisar as atualizações e partilhar experiências. A cerimónia contou com representantes do UNODC, autoridades nacionais e Unidades de Inteligência Financeira.”]

O Secretário de Estado de Tesouro e Orçamento, do Ministério das Finanças, dirigiu hoje dia 02 de Dezembro de 2025, na Cidade de Maputo, a Cerimónia de abertura da 10ª Reunião do Grupo Internacional dos Utilizadores do goAML.  Evento que junta especialistas de vários países para fortalecer a cooperação global no combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e crimes associados.No discurso de abertura, o Secretário de Estado de Tesouro e Orçamento, Amílcar Tivane, destacou a importância do evento para o país, num momento decisivo, após a saída de Moçambique da Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira após implementar reformas profundas no sistema de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Moçambique melhorou a sua reputação internacional abrindo caminho para maior investimento directo estrangeiro e financiamento externo, disse Amilcar Tivane.

Durante a cerimónia, Tivane destacou o papel do goAML, utilizado pelo país desde 2011, onde a plataforma permite recolher, cruzar e analisar informações sobre transacções suspeitas enviadas por entidades financeiras e não financeiras.

A reunião acontece após o lançamento da versão 5.6 do goAML, que introduz novas funcionalidades e melhorias técnicas.

Ao longo dos próximos três dias, os participantes vão analisar as actualizações da plataforma e trocar experiências sobre o seu uso.

A cerimónia contou com a presença de representantes do UNODC, autoridades nacionais e membros de Unidades de Inteligência Financeira.

Fonte: MEF

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Recentes