Saturday, December 13, 2025
HomeSaúdeMorre aos 85 anos Feliciano Gundana

Morre aos 85 anos Feliciano Gundana

[ai_summary timestamp=”09/12/2025 às 22:02″ summary=”Feliciano Gundana, herói nacional de Moçambique e membro fundador da Frelimo, faleceu devido a doença. Gundana foi veterano da Luta de Libertação Nacional e trabalhou no aparelho do Estado por mais de 40 anos, ocupando diversos cargos. Foi mentor de figuras influentes, como José Pacheco, e formou-se em Electrotecnia na Suíça, tendo recebido formação militar na China. Entre 1978 e 1987, foi Governador de Inhambane, Nampula e Zambézia, sendo eleito melhor governador do país. Recebeu a ordem socialista trabalhista de Samora Machel e foi nomeado Herói da República de Moçambique em 2015. Em sua homenagem, uma avenida em "Chiveve", na Beira, recebeu o seu nome.”]

Perdeu a vida, nesta terça-feira, vítima de doença, o herói nacional Feliciano Gundana. Gundana foi membro fundador da Frelimo e veterano da Luta de Libertação Nacional.

Feliciano Gundana trabalhou por mais de 40 anos no aparelho do Estado, ocupando vários cargos. Foi mentor de várias personalidades influentes da República de Moçambique, como por exemplo José Pacheco.

O General na reserva é formado em Electrotecnia na Suíça e treinado militarmente na República Popular da China. Entre 1978 a 1987 foi Governador de Inhambane, Nampula e Zambézia, tendo sido eleito melhor governador do País e recebido do então Presidente Samora Machel a ordem socialista trabalhista.

Feliciano Gundana foi atribuído, através do Decreto Presidencial número 19/2015, de 24 de junho, o Título Honorífico de Herói da República de Moçambique, juntamente com o falecido Marcelino dos Santos.

Em 2016, o município da Beira atribuiu o nome de Feliciano Gundana a uma das avenidas de “Chiveve”.

Fonte: O País

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Recentes