Sunday, December 14, 2025
HomePresidente da Assembleia da República dá posse a dois deputados do PODEMOS

Presidente da Assembleia da República dá posse a dois deputados do PODEMOS

[ai_summary timestamp=”29/10/2025 às 10:30″ summary=”A Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, empossará dois novos deputados do partido PODEMOS, Faizal Anselmo Gabriel e António Pedrito Masques Furuma, eleitos pelos círculos eleitorais de Maputo e Tete, respetivamente, numa cerimónia marcada para as 12h00 de terça-feira, 28 de outubro de 2025, na sede da Assembleia da República em Maputo. A investidura cumpre o Acórdão n.º 24/CC/2024 do Conselho Constitucional, validando os mandatos dos deputados. Esta posse formaliza a entrada dos novos representantes do PODEMOS no parlamento moçambicano, reforçando a presença do partido no órgão legislativo após um período de incertezas e controvérsias devido a alegadas "perseguições" que impediram a tomada de posse inicialmente.”]

Por: Gentil Abel

A Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, dará posse nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, a dois novos deputados do partido PODEMOS. A cerimónia está marcada para as 12h00, na sede da Assembleia da República, em Maputo.

Desta feita, os deputados a serem empossados são Faizal Anselmo Gabriel e António Pedrito Masques Furuma, eleitos pelos círculos eleitorais das províncias de Maputo e Tete, respetivamente.

A cerimónia de investidura ocorre, assim, em cumprimento do Acórdão n.º 24/CC/2024, de 22 de dezembro, emitido pelo Conselho Constitucional, que determinou a validação dos mandatos dos referidos deputados.

Portanto, o ato de posse marca a formalização da entrada dos novos representantes do PODEMOS no parlamento moçambicano, reforçando a presença do partido no órgão legislativo.

Recorde-se que, inicialmente, os dois parlamentares não tomaram posse em janeiro, uma vez que se encontravam desaparecidos. Segundo justificou o PODEMOS, tal situação deveu-se a alegadas “perseguições” no contexto da repressão das manifestações que eclodiram em várias regiões do país, após a divulgação dos resultados eleitorais, resultados esses contestados por diversas forças políticas e por sectores da sociedade civil.

Com esta tomada de posse, o partido PODEMOS passa a ter a sua representação parlamentar completa, encerrando um capítulo marcado por incertezas e controvérsias em torno da participação dos seus eleitos.

 

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Recentes