Boom da IA vai alimentar a procura de gás natural nos próximos anos – Relatório

    0

    Um aumento no uso de energia dos centros de dados de inteligência artificial (IA) pode aumentar significativamente a demanda de gás natural na segunda metade da década. A conclusão é dos analistas do banco de investimento Tudor Pickering Holt & Co num relatório, divulgado na terça-feira, 24/04.

    De acordo com o estudo, poderão ser necessários até 8,5 mil milhões de pés cúbicos por dia de gás natural para fazer face ao aumento da procura.

    Porquê isso é importante?

    As empresas de energia e tecnologia dos EUA expressaram preocupações de que os sistemas eléctricos do país não estão a se expandir rápido o suficiente para atender às necessidades de energia em acelerado crescimento de tecnologias como a IA generativa, levando as empresas de data center a às vezes contornar os serviços públicos e fechar acordos directamente com produtores de energia ou construir seu próprio suprimento.

    Contexto

    De acordo com o relatório, os preços do gás natural poderão atingir uma média de 4 dólares por milhão de unidades térmicas britânicas durante a segunda metade da década.

    Os preços do gás natural atingiram um mínimo de três anos e meio em Fevereiro, para 1,61 dólares por mmbtu, em grande parte devido ao inverno ameno, que obrigou muitos produtores a reduzir a sua produção.

    Os analistas esperam que os operadores de gasodutos, como a Kinder Morgan, a Williams, e a Energy Transfer, estejam na melhor posição para tirar partido da crescente procura de gás, enquanto os produtores de gás, como a EQT, e a Chesapeake Energy, também beneficiariam.

    Pelos números

    O relatório estima a actual procura de energia dos centros de dados em 11 gigawatts, que, no cenário de base, deverá crescer para 42 GW até 2030.

    O relatório acrescentou que, no seu cenário de base, seriam necessários cerca de 2,7 bcfd de gás natural adicional até 2030.

    Fonte: O Económico

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version