GÁS DA BACIA DO ROVUMA: Decisão de investimento da ExxonMobil sai em 2026

    0

    A decisão final de investimento do projecto de exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Área 4, na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, pela ExxonMobil Upstream e seus parceiros será tomada em 2026, depois de concluído e aprovado o desenho e engenharia do empreendimento actualmente em curso.

    A garantia foi dada ontem, em Maputo, pelo presidente da petrolífera norte-americana, Liam Mallon, após ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

    Falando à imprensa, Mallon afirmou que se trata de um projecto grande e ambicioso esperando-se que venha gerar muitas receitas para o Estado moçambicano.

    Referiu que decorrem trabalhos com vista à materialização de vários processos, sendo que neste momento se está na fase de engenharia e desenho do projecto em si.

    Precisou que tudo está a ser feito para que até 2030 a primeira produção de GNL seja entregue ao mercado, embora admita que o processo de preparação do empreendimento é complexo, razão pela qual é preciso que haja todo o tipo de ponderação.

    O mais importante, segundo Mallon, é que será um projecto com a mais baixa emissão de gases com efeito de estufa do mundo, em conformidade com os acordos sobre a preservação do meio ambiente. “A ExxonMobil está, há sete anos, envolvida neste projecto de produção de gás natural liquefeito e o encontro com o Presidente da República era mesmo para celebrar pessoalmente a relação. Há muitos avanços do projecto em si”, assegurou.

    Fonte: Jornal Noticias

     

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version