Ministro da Saúde exige adopção do parto humanizado na Matola

    0
    O Ministro da Saúde, Ussene Isse, exige a adopção do parto humanizado no Hospital Provincial da Matola, como forma de reduzir casos de negligência e de mau atendimento. O Governante visitou, esta terça-feira, a unidade sanitária

    Não poucas vezes foram ouvidas e reportadas queixas de mau atendimento,  no Hospital Provincial da Matola, sobretudo na maternidade.

    Os casos de violência obstétrica e outros de mau atendimento são do conhecimento do Ministro da Saúde, Ussene Issi que, esta terça-feira, decidiu ir ao terreno para se inteirar destes problemas e do funcionamento da unidade sanitária. 

    Nos corredores e de sala em sala,  Ussene Isse  interagiu com vários utentes e profissionais de saúde.

    Por onde passava, o governante ouvia atenciosamente e deixava recomendações. 

    “Um hospital limpo, organizado e bem arrumado, seguro é o que desejo na qualidade de ministro da Saúde. Ninguém pode sair daqui sem bebé por nossa negligência, não  há justificação para não atendermos bem aos utentes”, disse o ministro.

    As queixas de negligência médica durante o parto são um dos problemas que mais preocupam Ussene Isse e que o levou a visitar a unidade sanitária. 

    Para reduzir os casos, o ministro falou das soluções.  

    “Tudo que são queixas nós temos que dar valor e atenção.  Temos que compreender e respeitar. Já temos experiência no atendimento humanizado, cada parturiente deve ter acompanhante em todo o processo”.

    Isse  deixou claro que ninguém deve pagar pelo parto e que há canais de denúncias, de cobranças ilícitas. 

    “Na maternidade e no banco de socorros tem o gabinete do utente , com contactos para efeitos de denúncias”.

     Por outro, há casos de bebés abandonados, na unidade sanitária. Chrystian e Zoe são exemplo disso e fazem parte de um grupo de 10 recém-nascidos, desde 2022. 

    “Um dos bebés nasceu prematuro e outro com baixo peso. Desde que chegaram ao berçário nunca tivemos visita dos familoiares”. 

    O Ministro da Saúde prometeu fazer visitas surpresa recorrentes, nesta unidade sanitária, para garantir que há melhorias no atendimento aos utentes e no funcionamento.  

     

    Fonte: O País

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version