Morreu Adelino Buque

    0

    Morreu,  na noite de ontem, o economista e empresário Adelino Buque, vítima de doença, na Cidade de Maputo. Buque foi, por muitos anos, comentador da STV e membro da CTA.

    Adelino Buque foi membro da CTA, onde ocupou várias funções, e vice-presidente da Associação Comercial de Maputo. Fez também parte do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social.

    Era economista de profissão, empresário e membro fundador da Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA, onde contribuiu para o fortalecimento do associativismo empresarial no país.

    Mas seu perfil, ia para além desse. À data da sua morte, Buque era presidente de mesa da assembleia-geral da Confederação Empresarial da CPLP, em representação da CTA. 

    Adelino Buque foi administrador e accionista na Hortifrutícola e Presidente da  Associação Comercial de Moçambique. Buque trabalhou, também, no Instituto Nacional de Segurança Social, onde ocupou os cargos de  administrador e vice-Presidente do Conselho de Administração da instituição. 

    Por ser frontal e interventivo, Adelino Buque foi comentador assíduo de muitos programas da STV desde os primeiros anos do canal, com destaque para o País Económico, Linha Aberta e Noite Informativa. 

    Pela sua característica, por diversas vezes foi convidado a programas especiais. Como o caso de debates eleitorais. Não importava se era na plateia ou no painel, Buque estava sempre disposto a partilhar o seu conhecimento. 

    Em 2019, participou da Feira MozGrow, da Fundação Soico, onde falou das maiores barreiras do agro-negócio. 

    Na sua relação com o Grupo Soico, Adelino Buque foi também colunista do jornal O País. 

    Nas redes sociais, foi também bastante interventivo, com textos que apontavam soluções para os problemas do país. 

    Foi ainda nas redes sociais que Buque mostrou ser um homem que valorizava a  família, pois era lá onde guardava as memórias dos melhores momentos que passavam juntos. 

    Adelino Buque morre a caminho dos 64 anos de idade e deixa viúva, duas filhas e quatro netos.  

    Fonte: O País

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version