SADC quer soluções urgentes para fim do conflito na RDC

    0

    O Presidente do Zimbabwe Emmerson Mnangagwa desafia os membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a busca de soluções urgentes para o alcance da paz e cessação de hostilidades na República Democrática do Congo. O líder da SADC reconhece o esforço da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na República Democrática do Congo.

    O último encontro Extraordinário da Comunidade de Desenvolvimento Da África Austral foi a 20 de Novembro passado e, dois meses depois, o órgão voltou a encontrar-se de emergência com a situação no Leste da RDC como agenda principal.

    A situação no terreno é de muita preocupação, informou o secretário executivo do bloco, que afirma estar constantemente em comunicação com o grupo de defesa no local.

    Com o fracasso da mediação angolana do conflito, que há uma semana tem vindo a mostrar avanços e com ataques às forças da SADC,  o bloco sente a necessidade de encontrar outras saídas. 

    No seu discurso como líder do órgão, o Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, desafiou os 16 a buscarem soluções urgentes em busca de paz.

    A cimeira extraordinária da SADC, deverá explorar formas de reforçar a missão de paz na RDC, numa altura em que começa a ser contestada. 

    Na cimeira, que aconteceu em Harare, capital do Zimbabwe, houve espaço para a saudação da eleição e integração de Daniel Chapo no bloco como Presidente da República de Moçambique.

    O presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi participa da reunião virtualmente.

    Fonte: O País

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version