Subida dos preços veio para ficar – FMI

    0

    A subida dos preços veio para ficar, o que se junta à dor económica resultante do crescimento lento e da dívida elevada, afirmou na segunda-feira, 21/10 a Directora-Geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

    “A dor que todos sentimos devido à subida dos preços veio para ficar e um nível de preços mais elevado deixa também muitas pessoas em todo o mundo bastante furiosas”, afirmou Kristalina Georgieva num discurso na Conferência de Bretton Woods.

    “Estamos confrontados com esta combinação implacável de crescimento lento e dívida elevada”.

    A economia mundial está a ter um desempenho razoavelmente bom, mas advertiu que continuam a existir preocupações. “O comércio está a crescer ligeiramente mais devagar do que o crescimento global”, acrescentou.

    O FMI actualizará as suas previsões de crescimento global nesta terça-feira, 22/10. Embora Georgieva não tenha especificado, disse que se espera que o crescimento seja superior a 3%.

    A previsão do FMI para o crescimento real do produto interno bruto mundial em 2024 é de 3,2% e para 2025 é de 3,3%.

    A Comissária acrescentou que os riscos climáticos estão a prejudicar as perspectivas económicas de alguns países.

    As reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, que tiveram início na segunda-feira, 21/10, deverão atrair mais de 10.000 pessoas dos ministérios das finanças, bancos centrais e grupos da sociedade civil. Os temas em debate incluem formas de impulsionar o crescimento global irregular, lidar com o problema da dívida e financiar a transição para a energia verde.

    Fonte: O Económico

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version