Três províncias na rota do ciclone Dikeledi

    0

    O SISTEMA de baixa pressão atmosférica que se formou, terça-feira, a nordeste da Ilha de Madagáscar, poderá evoluir para ciclone tropical, podendo afectar a costa moçambicana a partir de domingo.

    De acordo com os Serviços Centrais de Previsão Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o fenómeno baptizado por “Dikeledi”, nome proposto pela África do Sul, poderá condicionar o estado de tempo nas províncias de Nampula, Zambézia e Sofala, com chuvas e ventos fortes a muito fortes, acompanhadas de trovoadas severas, comprometendo a navegação marítima.

    O meteorologista Acácio Tembe, do INAM, disse ao “Notícias” que, no momento, o sistema evoluiu para depressão tropical e prevê-se que, nas próximas horas, passe a tempestade tropical, até atingir o estágio de ciclone próximo do leste de Madagáscar, no sábado.

    Referiu igualmente que a instituição continuará a monitorar e actualizar as informações nos dias que se seguem, altura em que será possível indicar o ponto de entrada no país, uma vez que as trajectórias deste tipo de fenómeno tendem a mudar.

    Por isso, o INAM apela à população que continue atenta à informação meteorológica e aos avisos difundidos pelas autoridades competentes e tomem medidas de precaução e segurança.

    Tembe indicou que, nas próximas horas, se espera chuva forte, com cerca de 50 milímetros em 24 horas e em algumas regiões do país, podendo atingir mais de 75 milímetros.

    No entanto, segundo avançou, a precipitação far-se-á sentir um pouco por todo o país, mas em pouco tempo, com previsão de abrandamento. As províncias de Maputo e Gaza e parte de Inhambane poderão ser as mais afectadas.

    O fenómeno meteorológico será acompanhado de trovoadas severas e ventos com rajadas de até 50 quilómetros por hora.

    As projecções indicam ainda para uma descida significativa de temperatura com os termómetros a marcarem máximas entre 26 e 30 graus um pouco por todas as províncias.

    Fonte: Jornal Noticias

     

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Exit mobile version